top of page
Buscar
  • Foto do escritorGinja Maria

O BISCOITO FAZ O CRIME...


Este artigo vem responder ao artigo de uma menina da matilha portuguesa a powerfull_red_girl que nos colocou uma questão muito pertinente.



Como evitar que o meu cão seja possessivo com a comida????!?!?!?

Vamos aqui expor alguns cenários e alguns exercícios para treinarem com o vosso patudo, contudo não se esqueçam, certos problemas devem ser resolvidos com a ajuda de um treinador especializado.


Não permita possessividade


Por exemplo, enquanto ele come, coloque a mão na taça da comida e recompense-o com festas. Isso vai prevenir a possessividade.


Deixe o patudo comer tranquilo.


Não dê comida ao patudo num horário ou local muito barulhento, ou com muita confusão. Este não vai conseguir relaxar desta forma, pode até comer rápido demais e não digerir bem a refeição.

Faça com que crianças e possíveis visitas respeitem o espaço enquanto ele come.


Exercite um comando


É interessante que o patudo faça por merecer a comida, que veja a mesma como uma recompensa. Peça para o patudo sentar, deitar, dar a pata ou qualquer outro comando que ele saiba. A comida será a recompensa.



Não dê a comida se o cão estiver ansioso ou agitado demais


Essa ansiedade e agitação pode fazer com que ele coma rápido demais. Além disso, oferecer a comida enquanto o patudo está muito agitado irá reforçar esse mesmo comportamento de agitação.


Por onde começar??



__Em casa:

Quando começar a colocar a comida na taça e ele estiver muito ansioso, espere. Olhe pra ele, espere pelo sentar e que o mesmo se acalme. Faça o contato visual, peça um comando e dê a ração.


Na Rua

Quando o seu cão estiver perante uma situação que haja comida, seja honesto, peça as outras pessoas para terem a reação do seu patudo em conta.

Deve treinar em casa que o seu patudo deve comer após um comando, tendo este assim por associação que a comida é uma recompensa de um exercício.

Então se na rua ou noutro cenário tiver que dar um biscoito ao seu patudo e mais patudos “pedintes” peça para o seu se sentar recompense o seu e por sua vez os outros à volta.


Outros cenários:

Não devemos recompensar caso haja sinal de possessividade como tal deve inverter as recompensas, ou seja, deve atirar para o chão os biscoitos do patudo reactivo e dar um biscoito ao não reactivo, dando tempo para que este coma sem invasão do patudo possessivo.



 

NOTA: É muito importante ter em conta que estas situações são exemplos.

A reactividade/possessividade pode ter varias origens tais como:


Ciúmes do tutor;

Ciúmes de outros cães;

Falta de atenção;

Novo membro na familia;

Etc:


Em suma, devemos analisar muito bem a origem do comportamento do patudo, caso tenha duvidas consulte um treinador da sua área de residência, ou envie.nos um email e fale com a nossa equipa :)


Mais que tudo devem divertir-se com o vosso patudo e fazer com que este esteja feliz e saudáveis. BONS TREINOS E BOM FIM-DE-SEMANA.


Um agradecimento ao treinador Daniel Mestre pela ajuda na escrita deste artigo :)

consultem:

https://www.instagram.com/marley_cao_de_desporto/

e claro

https://www.instagram.com/ginjamaria.co/

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page